Monday, February 18, 2008

Balanço 2007 - Poker noob in Action

O novo ano já começou há mais de um mês mas este balanço impunha-se. Lá diz o povo "Mais vale tarde do que nunca". O ano de 2007 começou em termos de poker de uma forma muito positiva e inesperada logo em Janeiro com a conquista do 7º Lugar no Solverde Season#1. Este resultado foi de um grande significado em dois aspectos distintos, se por um lado fortalecia a minha banca e me dava a tranquilidade necessária para jogar as restantes etapas sempre em terreno positivo por outro lado fez-me acreditar que afinal era possível atingir um FT num field desta natureza. Lembro-me que nesta altura o meu poker era extremamente tight, a minha range ia de AJ-AK e pares apenas de JJ ou superiores. Posição ? Nem sabia mt bem o que era isso, "sabia" apenas por experiência que se faltava falar mt gente falar então o melhor era foldar e se faltasse falar dois ou três isso já era mt gente. Pot Odds ? Hummm... um pósinho de chocolate para pôr no leitinho quente?
Lembro-me de uma mão quando estavam já só 2 mesas em que dois shorts estavam all in e eu, com QQ depois de mt esitar lá me resolvo pelo call. Acabei por perder a mão mas no pré-flop tava à frente daquela gente toda.
Essa foi a mão que me fez chegar á FT já algo debilitado em termos de stack mas aquele call impunha-se embora na altura ter pensado "Mais valia ter foldado".

Ou seja, isto tudo para dizer que apesar do meu poker mt "quadrado" consegui um bom resultado, e foi com este espírito que fui jogar em Fevereiro.

Fevereiro, o torneio principal acabou cedo para mim pois não tive mãos e nessa altura só sabia jogar com mãos com M grande (aquela range de Janeiro). Restava o turbo do dia seguinte. Jogo o turbo e quando dou por mim estavamos já apenas duas mesas. Lembro-me de ter conhecido aí um rapaz mt falador, que tentava a todo o custo extrair informação dos seus adiversários com o seu "patuá". Quando se estava em alguma mão com ele, tornava-se mesmo irritante mas quando não estavamos sob a pressão da jogada e não era nada connosco era de "partir o côco" a rir. Não me lembro de rir tanto a uma mesa de poker como nesse dia. Esse rapaz, que dá pelo nome de Guilherme Soares aka Ezgam (na altura para mim um ilustre desconhecido) viria num futuro próximo a tornar-se num dos melhores jogadores portugueses de poker. Infelizmente esse não era o seu dia pois quando a mesas já estavam em hand-by-hand mode envolveu-se numa jogada algo caricata comigo e com um outro Sr. do poker português que responde pelo nick de Chinoca e acabou por ficar em bubble desse torneio. Nessa mesma jogada tb fui eliminado mas devido ao chip count conquistei o 9º Lugar porque entretanto tb na outra mesa um espanhol que ficaria em 10º acabava de ser eliminado. Não me sentei na mesa final mas ainda fiquei na fotografia :)

Março, a moral não podia ser melhor, três live tournaments, duas FTs. "Afinal eu percebo disto" - pensava eu. Não podia estar mais enganado. Março não teve história, nem torneio principal nem Turbo nem coisa nenhuma. Ponto.

Abril, Vilamoura, torneio principal, OUT vamos ao Turbo de Domingo. FT again mas short como de costume. Duas ou três jogadas e vou all in com KT. O chip leader, a jogar mt agressivo desde o início da FT faz call e desta vez tem mão, AQ! "Dá-me um K" - pensei eu, mas mais valia não ter pedido porque no flop veio um T que já me garantia o double-up, mas acompanhado por um J que em conjunto com o tal K que acaba por vir no river dá ao meu adiversário nuts straight batendo assim os meus dois pares. Thats poker :( 9º Lugar again.

Maio, Torneio principal nunca tive tantas fichas tão cedo, nunca tinha levado 3 bad-beats seguidinhas, passo de 30K para OUT em três mãos quase seguidas todas elas a perder para 3 OUTS! AKvAQ, AKvKQ e finalmente KQvQJ, um autêntico pesadelo. Turbo nada a assinalar a não ser o facto curioso de assistir na minha mesa a um raise, re-raise, all in e call de AAvAA entre duas estrelas do poker espanhol em que um deles faz côr!

Junho, nada a assinalar, começo a ficar preocupado pelo facto de "ir à vida" sempre logo a seguir ao jantar. Tem sido sempre assim desde Fevereiro e assim irá continuar até Dezembro com uma ou outra excepção.

Julho, de volta a Vilamoura. Torneio principal OUT. Torneio Turbo FT uma vez mais. Vamos que desta vez quero chegar mais longe que o já habitual 9º Lugar. E assim foi. Apesar de uma mesa final bastante agressiva dou comigo em heads-up com o Pedro "Martins" Martins. Conquisto aqui um honroso 2º Lugar.

Setembro, Outubro, Novembro OUT OUT OUT. O estigma do jantar persegue-me. Nos turbos, acabo sempre blinded away. A estrutura é agressiva... pouco acessível a jogadores tight como eu.
Apesar de introduzir algumas noances no meu estilo de jogo ainda não tenho a agressividade que gostaria de ter. Continuo tight e isso acaba sempre por prejudicar a qualidade do meu poker.

Novembro é tb tempo de Everest ao Vivo 2. Depois de uma qualificação algo milagrosa bora lá a Vilamoura. Dos 100 qualificados aparecem apenas uns 80 e tal. Consigo-me aguentar até aos últimos 12. Nesta altura, Policy10 no cut off faz um raise de 3 BBs para 15K. Este jogador de estilo mt peculiar e agressivo não parava de colocar pressão na mesa e tinha já estado envolvido em varios pots recentemente, inclusivamente num triplo all in e estava na chip lead mt destacado da restante concorrência. Esta stack nas mãos deste jogador, é raise pela certa.
Com posição com almost any two; Sem posição tem qualquer coisinha mas não tem que ser forçosamente um monstro. Avaliada a range pareceu-me que o meu TT estaria bem para mandar as minhas 21K. Ele faz call dos restantes 6K e borá lá fazer uma corrida. Vira KJ suited. Parti um bocadinho à frente e cheguei atrás, um K no flop selou a minha saída. 12º Lugar com a FT mesmo ali ao virar da esquina. Um dia ainda hei de ganhar uma mão ao Policy :) ainda assim fiquei feliz com a minha prestação.

Dezembro, Main Event. Para esquecer. Fiz uma boa leitura mas as cartas não queriam nada comigo nesse dia. Perdi uma grande parte da minha stack numa corrida mt cedo AKvKJ com a board a trazer dois fatídicos Js (dois de 3 outs !!). Tiltei como nunca tinha tiltado antes... até fiz figuras que não me orgulho, mas há alturas em que não se consegue controlar a nossa parte emotiva. Fiquei mt short após alguma órbitas e quando fui all in no botão com KT bati no AQ da BB. Enfim... era o torneio para o qual levava mais expectativas.
A partir deste dia adicionei mais um nick Tuga71 aka EasyTilt.
Após este episódio pensei seriamente fazer uma pausa no poker, mas este bichinho danado não me larga. Quem sabe 2008 não me trás uma boa surpresa ? Acho que sim.

Resumindo:

7º Solverde Season Janeiro
9º Solverde Turbo Fevereiro
9º Solverde Turbo Abril
2º Solverde Turbo Julho
12º Everest ao Vivo 2

5 ITMs em 23 Torneios Live nada mau para um poker noob.

Entretanto, já estamos em Fevereiro e nada a assinalar na Solverde Season 2008. Será que um mau começo de ano augura um bom final ? assim espero.

De poker on-line não vou falar agora. Não me apetece e este post já vai longo.

1 comment:

Rakeback.pt said...

Olá se possível agradecia que colocasses um link para o http://www.rakeback.pt. Obrigado